Entrevistado:

João Senise

Cantor.



01) Se você tivesse que ouvir apenas uma música só durante um mês inteiro, qual escolheria?

Uma música?! Pergunta difícil… Bom, sem parar pra pensar muito, iria de “My One and Only Love” (Guy Wood e Robert Mellin), que tem uma versão espetacular do John Coltrane com Johnny Hartman. Do Brasil, ficaria com “Dindi”, do mestre Tom Jobim.


02) Se você tivesse que eleger outro instrumento musical pra tocar que não fosse o seu, qual escolheria?

Piano. Estudei durante 10 anos no Centro Musical Antonio Adolfo, ali no Leblon. Apesar de não tocar profissionalmente, uso o instrumento para ensaiar em casa e ir experimentando novas músicas para meu repertório.


03) Qual o personagem da História você gostaria de ter sido?

Julio Cesar, imperador romano. Sua capacidade estratégica (tanto na guerra quanto nas costuras políticas) era impressionante. Só não queria ter tido o mesmo desfecho que ele. (risos)


04) Se o chef Paul Bocuse se oferecesse pra cozinhar pra você, qual prato você pediria pra ele fazer?

Se pudesse ter esse atrevimento, pediria uma lagosta grelhada com molho de ervas e risotto de aspargos!


05) Quem você gostaria que estivesse sentado na poltrona ao lado da sua no avião?

Morgan Freeman. Tem cara de ser muito simpático. Acho que a viagem seria divertida. (risos)


06) Que filme você gostaria de ter dirigido, que livro você gostaria de ter escrito e que música você gostaria de ter composto?

Gostaria de ter dirigido o filme “12 Homens e Uma Sentença”, do mestre Sidney Lumet. Pra mim, um dos maiores filmes da história do cinema.
Na literatura, ficaria com “O Encontro Marcado”, de Fernando Sabino.
E na música, com a canção “My One and Only Love, balada maravilhosa da dupla Guy Wood e Robert Mellin.


07) Sabemos que nem sempre é bom conhecer nossos ídolos de perto. Muito menos conviver com eles... Mas se você tivesse que ser o braço direito (ou esquerdo...) de um grande compositor, escritor, pintor ou cientista, vivo ou já passado desta pra melhor, quem você escolheria?

Leonardo Da Vinci. Além de pintor, era escultor, matemático, engenheiro, escritor, inventor, arquiteto, músico, anatomista… A produção desse cara é incrível! Se ele fez tudo o que fez no século XV, imagina o que não faria se tivesse nascido nesse século!


08) A que grande evento da História você gostaria de ter assistido ao vivo?

A Revolução Francesa. Acho que falta ao Brasil um acontecimento como a Queda da Bastilha (no nosso caso, lá em Brasília).


09) Qual o seu personagem de desenho animado preferido?

Tom e Jerry na época em que era dirigido pela dupla Hannah-Barbera, tinha produção de Fred Quimby e música de Scott Bradley. Depois que Quimby morreu, as animações caíram muito de qualidade. Felizmente, todos os 112 curtas dessa época estão disponíveis em DVD (e provavelmente em blu ray agora).


10) Qual personagem atual que você não hesitaria em deixar um dia inteiro ajoelhado no milho?

"O mensaleiro José Dirceu".


11) O que você está ouvindo atualmente?

Tenho pouquíssimos preconceitos musicais e, com milhares de programas de streaming (além do Youtube) disponíveis, acabo ouvindo um pouco de tudo: de Michael Jackson a Frank Sinatra, passando por Ivan Lins, Cama de Gato, Justin Timberlake, Tom Jobim, Michael Bublé, e por aí vai. De novidade, destaco "Cheek to Cheek", disco de dueto do Tony Bennett com a Lady Gaga (quem tem preconceito com ela tem que ouvir. Canta muito!). De discos que ouço sempre, indico 3: Kind of Blue, do Miles; Amoroso, do João Gilberto; Here’s to Life, da Shirley Horn.

voltar