Entrevistado:

Nelson Ayres

Pianista, compositor e arranjador.



01) Se você tivesse que ouvir apenas uma música só durante um mês inteiro, qual escolheria?

Já aconteceu. Passei um mes de férias ouvindo quase que só a Sagração da Primavera, do Stravinsky, em várias versões.


02) Se você tivesse que eleger outro instrumento musical pra tocar que não fosse o seu, qual escolheria?

Violoncelo - mas acho que na hora H trocaria por outro mais fácil de carregar.


03) Qual o personagem da História você gostaria de ter sido?

Paulo Bregaro. Foi o cara que entregou as cartas de José Bonifácio para D. Pedro I às margens do Ipiranga. A verdade é que D. Pedro estava com uma insuportável diarréia, mandou a comitiva na frente, e ficou se aliviando na moita na beira da trilha. Foi então que chegou o Paulo Bregaro com as cartas que o deixaram enfurecido, agravadas pelo mau humor da diarréia. As palavras históricas não foram exatamente "Independência ou Morte!", mas algo relativo às mães dos integrantes das Cortes portuguesas. Um detalhe: cavalos não aguentavam a subida da serra, estavam todos montados em mulas. Eu gostaria de estar presente para contar aos netos a verdadeira história da Proclamação da Independência, morrendo de rir.


04) Se o chef Paul Bocuse se oferecesse pra cozinhar pra você, qual prato você pediria pra ele fazer?

A melhor experiência gastronômica de que me lembro é comer manguitos debaixo da árvore em São José da Coroa Grande, divisa de Pernambuco com Alagoas. Jaboticaba, idem, em Sabará, também é inesquecível. Acho que o Bocuse iria concordar que nenhum prato francês chega perto.


05) Quem você gostaria que estivesse sentado na poltrona ao lado da sua no avião?

Angelina Jolie, hormônios à tona, voo noturno.


06) Que filme você gostaria de ter dirigido, que livro você gostaria de ter escrito e que música você gostaria de ter composto?

O Poderoso Chefão, aula de cinema (revi a trilogia na semana passada, genial); O Homem que Amava os Cachorros, do cubano Leonardo Padura, o melhor livro que li no ano passado; Feelings, para botar o burro na sombra.


07) Sabemos que nem sempre é bom conhecer nossos ídolos de perto. Muito menos conviver com eles... Mas se você tivesse que ser o braço direito (ou esquerdo...) de um grande compositor, escritor, pintor ou cientista, vivo ou já passado desta pra melhor, quem você escolheria?

Essa é difícil. Quem sabe o Nino Rota - uma experiência musical interessante e instrutiva, mas no ambiente profissional italiano, que deve ser bem divertido. Trabalhar com o John Williams deve ser um porre. Os ídolos mesmo (e por serem ídolos não vou mencionar) parece que eram todos meio chatos.


08) A que grande evento da História você gostaria de ter assistido ao vivo?

Stravinsky e Ravel tocando pela primeira vez a versão para dois pianos da Sagração. E só tinha uma pessoa assistindo, o dono da casa com dois pianos.


09) Qual o seu personagem de desenho animado preferido?

A Pequena Sereia. Voluntariosa, sensual, anti-establishment. O oposto de Cinderela e Branca de Neve, uma caretice insuportável.


10) Qual personagem atual que você não hesitaria em deixar um dia inteiro ajoelhado no milho?

A safra nacional de milho teria que ser tres vezes maior.


11) O que você está ouvindo atualmente?

Minha consciência, sempre que possível.

voltar